Uso de imagens em cartazes e publicações espíritas

Raissa Castro

Artigos publicados em edições anteriores têm abordado a importância da divulgação dos trabalhos e eventos espíritas, bem como a relevância do uso de ferramentas de marketing digitalnesse sentido.[1] Parte importante das estratégias de divulgação é a elaboração de identidades visuais, cartazes, figuras ou outros elementos audiovisuais que permitam despertar o interesse do público-alvo e estabelecer um diálogo com ele.

Para que esses objetivos possam ser alcançados, é importante lançar mão de materiais ricos em ilustrações, imagens e elementos gráficos, uma vez que esses elementos visuais são os primeiros a atrair o público. É a partir deles que se conquista a atenção para as informações textuais que se almeja divulgar.[2]

Com o advento da internet, há grande facilidade em encontrar materiais de alta qualidade e que atendam às necessidades de divulgação dos mais diversos temas. Em apenas alguns segundos, o uso de palavras-chave em ferramentas de busca pode fornecer uma ampla variedade de imagens, ilustrações e vídeos. Um bom caminho é o uso de bancos de imagens gratuitas, como os indicados nas figuras abaixo (FreePik e Pixabay):

Entretanto, o que muitas vezes passa despercebido é que grande parte desses elementos é protegida por direitos autorais. No Brasil, a Lei no 9610/98 regula esse direito, estabelecendo que todos os produtos decorrentes de um esforço técnico e intelectual sejam de total propriedade de seus autores, os quais podem decidir acerca do destino e da forma de uso de suas obras. Assim, segundo essa lei, a violação desses direitos pode acarretar diferentes consequências, como suspensão de uso, destruição dos materiais ilícitos e multas, cujo valor pode variar de acordo com a gravidade da infração.

Dessa forma, fica clara a importância de se atentar aos direitos de uso dos materiais que se deseja utilizar, lembrando também que mesmo os materiais gratuitos devem ter sua autoria atribuída no momento do uso. Nesse sentido, é interessante ressaltar a existência de diferentes formas de proteção de imagens, as quais influenciam diretamente no modo de atribuição de autoria. Segue abaixo um exemplo de atribuição em posts:

Entendendo que a complexidade do uso adequado de elementos gráficos pode impor dificuldades aos trabalhos do Movimento Espírita e buscando facilitar as diretrizes gerais para a sua utilização correta, a AME/JF desenvolveu o Manual de Uso de Imagem.

Esse material instrui, de forma simples e prática, desde a busca direcionada de materiais gratuitos em bancos de dados, até as diferentes formas de atribuição de autoria. Assim, espera-se que o uso desse manual – já disponível no website da AME/JF – possa facilitar o processo de confecção de materiais de divulgação ou outros para os trabalhadores do Movimento Espírita.


[1] SILVA, Daniel Salomão; RODRIGUES, Rafaela Doro. Marketing digital espírita – 1a parte. In Revista O Médium, Juiz de Fora: AME/JF, jan/fev de 2021.

[2] SILVA, Daniel Salomão; RODRIGUES, Rafaela Doro. Marketing digital espírita – 2a parte. In Revista O Médium, Juiz de Fora: AME/JF, mar/abr de 2021.

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