O Departamento de Assuntos da Família da AME/JF

Entrevista com Luciana Barbosa

Um dos departamentos mais recentes na estrutura da AME/JF é o DAF. Criado em 2005, tem direcionado suas atenções ao núcleo fundamental da sociedade, a essa escola extraordinária, fonte de desafios e das grandes alegrias da vida, chamada “família”. Atualmente, quem dirige o DAF é a trabalhadora espírita Luciana Barbosa, que, nesta edição, conta um pouco sobre o setor e suas funções.

RM: De certa forma, já há outros departamentos da AME/JF que tratam do assunto “família”, como os de Evangelização do Jovem (DEJ) e da Criança (DEC). De que forma um departamento específico pode acrescentar essas abordagens?

Luciana: É verdade que o tema “família” já é abordado por outros departamentos da AME/JF e dos centros espíritas, porém, o que o um departamento específico sobre a área de família tem a acrescentar é o foco nas atividades e nos trabalhos que realizam a evangelização do núcleo familiar como um todo, pois o grupo familiar tem particularidades e funcionamentos que diferem dos indivíduos que o compõe. Sendo assim, quando fazemos o acolhimento de toda a família, em qualquer composição que se apresente, damos oportunidade aos integrantes daquele grupo de criar estratégias para facilitar o convívio.

RM: Nesse sentido, quais são os objetivos do DAF?

Luciana: O DAF tem por objetivo o acolhimento, o esclarecimento, a consolação e a orientação das famílias que buscam o centro espírita. Ele é responsável por planejar, coordenar e executar atividades de forma sistemática, que possibilitem o fortalecimento e a valorização da família. Destaca, desse modo, a importância educativa do núcleo familiar no processo de aprendizagem, crescimento e edificação moral do ser humano. Por isso, o DAF se preocupa em promover o desenvolvimento do espírito encarnado em suas relações com o grupo que lhe serve de célula na construção dos vínculos afetivos.

RM: Em seu entendimento, os centros espíritas têm olhado com atenção para o tema “família”?

Luciana: Como dito anteriormente, os centros espíritas têm, sim, feito algumas ações que contemplam o tema em palestras públicas ou nos estudos com os pais das crianças e jovens. Porém, sentimos uma carência de atividades sistemáticas que possam abordar tanto os temas pertinentes a esse grupo quanto o público-alvo em si.

Sabemos o quanto esses temas são delicados, como criação dos filhos, divórcio, sexualidade, novas configurações familiares etc. Por isso, entendemos que um espaço que possa acolher as pessoas para tratar desses temas, à luz da Doutrina Espírita, impacta positivamente no fortalecimento e equilíbrio desse grupo.

RM: O que o DAF tem realizado para atingir seus objetivos e sensibilizar os centros quanto à questão?

Luciana: O DAF tem também como objetivo dar total apoio às casas espíritas que tenham interesse em criar esse departamento, ou, mesmo que não o criem, desejam realizar alguma atividade ligada à família. Uma sugestão é a criação de grupos de estudo sobre o tema, que se tornariam uma porta de entrada para reflexões que sustentariam a formação de uma área ou departamento, posteriormente. Para isso, elaboramos uma cartilha com informações objetivas sobre como planejar esses grupos, que se encontra no site da AME/JF.

Como nossa gestão coincidiu com o afastamento social provocado pela pandemia em 2020, nossas atividades se circunscreveram ao ambiente virtual. Sendo assim, realizamos lives e podcasts sobre o tema, que podem ser acessados no canal da AME/JF no YouTube.

RM: Quais são os próximos projetos do DAF?

Luciana: Para o próximo ano, o DAF pretende realizar trabalhos voltados aos trabalhadores, de forma a capacitar e instrumentalizar os tarefeiros, para que sejam multiplicadores das atividades de evangelização da família. 

Junto a isso, pretendemos continuar com nossas atividades tradicionais, como o Encontro à Luz do Espiritismo (ENLUZES), no período do Carnaval, bem como o Encontro de Casais, que são oportunidades de confraternização e estudo de temas relacionados à família e aos relacionamentos afetivos.

Temos uma lista com livros, palestras e revistas que tratam do tema, que podemos disponibilizar a quem tenha interesse. Nos colocamos à inteira disposição para auxiliar as casas e os tarefeiros no que for preciso, para que a evangelização da família se torne uma realidade em nosso Movimento Espírita.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *