Editorial

Preconceitos são conceitos prévios sobre algo, sem base científica ou filosófica que os sustentem frente a análise racional. Como espíritas, é inadmissível que os tenhamos, quaisquer que sejam, uma vez que nossa Doutrina tem como base os ensinamentos de Jesus.

Como conciliar o “amai-vos uns aos outros” com preconceitos, sejam de raça, cor, religião, gênero ou qualquer outro? Assim pensando, parece que não conseguimos ainda assimilar, em sua totalidade, os magníficos ensinos espíritas sobre a imortalidade da alma, as vidas sucessivas e a lei do progresso. Somos Espíritos criados simples e ignorantes, que necessitam passar por inúmeras experiências de crescimento, ora em uma situação, ora em outra, para aprender a amar, tendo como guia e modelo Jesus.

Se todos somos irmãos, porque filhos do mesmo Pai, destinados à felicidade, não podemos agir como aqueles que ainda desconhecem essas verdades, em nenhuma hipótese. Sabendo que a grande chaga da humanidade é o egoísmo, origem dos preconceitos, como agasalhá-los em nós?

O preconceito é uma pandemia cultural que se alastra na sociedade humana, impedindo-a de atingir o mais alto grau de civilidade. Combatê-lo em nós é aproximarmo-nos do momento em que poderemos nos assumir espíritas verdadeiros.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *