Processo de humanização

Lucy Dias Ramos

Jesus, em sua trajetória pela Terra, exemplificou como o homem deveria se humanizar.

Sem se preocupar com os sistemas e dogmas já existentes, usou como ferramenta básica, na divulgação de seu Evangelho, seu exemplo de vida, mantendo a dignidade e a humildade junto a todos, sem distinções ou protecionismos.

Elegeu o amor como princípio básico para que o homem alçasse voos mais altos na direção da espiritualidade, enfatizando que aqueles que o seguissem e cumprissem seus ensinamentos conquistariam o reino dos céus, por meio do conhecimento da verdade.

Poucos o compreenderam em sua grandiosa tarefa, contudo, os que o seguiram e divulgaram seus ensinos, buscaram a humanização de seus atos na direção correta para realizarem mudanças a partir de seu mundo íntimo, conquistando, assim, a felicidade real.

Nesse processo de humanização, ensinou o caminho, tornando-se o condutor de almas, sendo, segundo a visão espírita, o Espírito mais elevado, modelo e guia de todos nós na ascensão libertadora!

Com simplicidade, serviu-se do exemplo da natureza para repassar seus ensinamentos em singelas parábolas, até hoje inigualáveis, que motivaram os que o ouviam a seguir seu Evangelho e repassar com maior facilidade o que assimilavam.

Assim, todo o seu conhecimento foi transmitido com amor, buscando a humanização dos indivíduos, para que se libertem dos instintos primitivos, rumo à racionalidade, até atingirem, seguindo a linha do progresso moral, a plenitude do amor, com o despertar da consciência e da autoiluminação.

Falando de coração a coração, estimulou todos à prática do amor e da compaixão, buscando sempre enfatizar o perdão, a humildade e a tolerância, conseguindo, com a proximidade que se permitia ao ensinar e uma convivência fraterna, que todos o amassem e pudessem caminhar ao seu lado.

No Sermão da Montanha, exaltou o perdão, a misericórdia e a compaixão como diretrizes seguras, estabelecendo o código moral que preceitua a ética do comportamento humano, alicerçado no amor, no respeito e no cumprimento da Lei de Deus, sem os arbítrios e a crueldade do revide e da morte dos ideais enobrecedores!

E você, já sentiu em seu íntimo a necessidade de vivenciar os conceitos de Seu Evangelho de amor? Busque a humanização e sentirá em seu coração a luz do amor resplandecer em bênçãos e harmonia íntima, transformando sua existência atual em um celeiro de bênçãos, onde todos poderão compartilhar a gratidão das horas bem vividas.

Dessa forma, numa visão bem simples, mas que nos leva a reflexões profundas, podemos afirmar que Jesus ilumina e norteia nossas vidas, com Seu amor e a sublime capacidade de despertar em cada ser que o conheça o sentido existencial!

Em Jo 8:32, Jesus enfatizou: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Muitos estudiosos e pensadores de todos os tempos criaram teorias e sistemas filosóficos e religiosos, tentando conhecer a verdade, mas não conseguiram atingir o objetivo do enunciado de Jesus, que nos liberta e ilumina a consciência no roteiro a seguir, com simplicidade e amor para atingir a meta almejada, como filhos de Deus na busca do sentido existencial. Nossas escolhas deverão ser sempre pautadas nesse sentido, por meio da humanização, agindo e servindo em favor da exemplificação do conhecimento já adquirido, mas dando prioridade ao amor de uns para com os outros irmãos em humanidade.

Portanto, conhecer a verdade é ter uma percepção maior do sentido da vida. E somente seremos seguidores de Jesus se agirmos de acordo com os padrões éticos de seu Evangelho de Luz, que direciona nossas vidas para vencer os desafios existenciais e nos humanizar em nossa ascensão libertadora!

Nos tempos atuais, com o avanço tecnológico que nos faculta a divulgação do Evangelho de Jesus, é muito importante que sejamos portadores desses ensinamentos que esclarecem e aliviam aquele que padece das agruras e dores da alma, cuidando e ajudando-o em suas necessidades materiais e morais.

Cresce nossa responsabilidade perante o conhecimento da Verdade, porque já sabemos o caminho e podemos distribuir gestos de amor e bondade a todos os que necessitem de nós. Assim, conscientes, seguiremos amando e servindo, em constante melhoria íntima, ressarcindo nossos débitos, livres e responsáveis na escalada evolutiva!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *