Departamento de Estudo do Evangelho de Jesus (DEEJ) da AME/JF

Entrevista com Geraldo Soares

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image.png

Em 2019, do Departamento de Comunicação Social Espírita (DCSE) da AME/JF foram desmembrados os departamentos de Estudo do Evangelho de Jesus (DEEJ) e de Estudo do Espiritismo (DEE), seguindo a estrutura da União Espírita Mineira (UEM). No ano seguinte, essa divisão foi aprovada pelo Conselho Espírita Municipal (CEM).

A revista O Médium conversou com o dirigente do DEEJ, Geraldo Soares, para conhecer um pouco mais sobre o departamento e seus trabalhos na comunidade espírita de Juiz de Fora.

RM: Na Codificação Espírita, os Espíritos nos alertam sobre a importância da mensagem cristã para a humanidade. Qual a relação entre os ensinamentos de Jesus e o Espiritismo?

Geraldo: Um, o mesmo que outro. Contudo, no Espiritismo, eu diria, podemos considerar, numa linguagem bem simples, a essência da mensagem de Jesus, visto que, por meio dela, assume, reforça e aclara o fundo moral, pedra angular dos ensinamentos do Mestre. Daí o aspecto religioso da Doutrina Espírita, que nos fornece explicações minuciosas para o entendimento profundo dos ensinamentos cristãos.

RM: Nesse sentido, quais são os objetivos do DEEJ?

Geraldo: Nosso departamento objetiva levar aos irmãos e amigos, não só aos espiritistas, mas além de suas fronteiras, as minuciosas informações espíritas para o bom e amplo entendimento dos ensinamentos de Jesus.

RM: O que o DEEJ tem realizado para atingir seus objetivos?

Geraldo: Numa ordem de raciocínio, podemos considerar:

  1. Temos nos preocupado em formar uma equipe de trabalho forte no que se refere ao interesse em estudar Jesus à luz do Espiritismo, imbuída da vontade de exemplificar seus ensinamentos;
  • Colocamos no site (amejf.org.br/deej/) farto material informativo escrito (apostilas para download) e em áudio, bem como seminários realizados pela área de estudos do Evangelho de Jesus da UEM e da AME/JF, tendo como grande fanal sensibilizar aqueles que puderem ali mergulhar, mitigando sua sede de entender Jesus, por meio do halo de luz da Doutrina Espírita;
  • Estamos realizando capacitações para aqueles que desejam conhecer este trabalho e, quem sabe, se sensibilizar quanto à importância de estudar o Evangelho de Jesus, mergulhando em águas profundas, com os equipamentos que o mesmo Jesus nos oferta por meio do Espiritismo.

RM: O Estudo Minucioso do Evangelho (EMEJ) é um método que tem sido divulgado pelo DEEJ. Poderia nos falar um pouco sobre ele?

Geraldo: O estudo do Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina Espírita, sob qualquer método, será sempre de bom alvitre, contudo, o método minucioso será a convergência de qualquer forma de estudo, visto que propicia entender palavras e expressões utilizadas pelos emissários divinos, inspiradores dos evangelistas, propiciando, assim, a extração do espírito da letra, com a delicadeza da rosa e a eficiência e eficácia da haste que a sustenta.

RM: Quais são os próximos projetos do DEEJ?

Geraldo: Nosso projeto é ver o Evangelho inscrito em nossos corações, irradiando em favor de todos os que buscam entender melhor Jesus para vivenciar seus ensinamentos. Para isso, estamos realizando uma capacitação no 7o CRE, dividida em seis módulos quinzenais de 90 minutos, e que abrangerá cerca de 150 participantes de todo o Brasil.

Em seguida, pretendemos realizar outras capacitações, pois percebemos ser um bom viés pedagógico, já que sensibiliza e forma trabalhadores. É um modesto projeto de sustentabilidade de curto e médio prazo para o EMEJ. É importante esclarecer que estamos alinhados com o 1o eixo do Plano de Trabalho desta área na UEM para o período 2021/2025.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *