ESDE – 40 anos de semeadura sistematizada da Verdade!
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” – Jesus (Jo, 8:32)
Alcione Andries Lopes
(A pedido da Área de Estudos do Espiritismo – AEE)
Nestes tempos decisivos do alvorecer da Nova Era, em que se vai consolidando a união de Jesus com a Humanidade, urgente nos apressarmos para atender ao convite do Rei para as bodas de Seu Filho. E o conhecimento seguro dos postulados espíritas, com aplicação à vivência cotidiana, será dos mais preciosos recursos – a agulha e a linha, para a tessitura da veste nupcial! 1
Sendo o Espiritismo a revivescência ampliada do Evangelho de Jesus, e lembrando as palavras do Mestre ao afirmar que não iríamos ao Pai senão por Ele 2, como garantir que este tesouro, garantida a sua integridade, esteja acessível a todas as gentes, concretizando-se, assim, a promessa do Consolador? 3
Allan Kardec, obviamente, não deixaria de se ocupar desta magna questão, e sobretudo em
O Livro dos Médiuns, caps. 29 a 31 e em Obras Póstumas, 2ª Parte: Projeto 1868, Constituição do Espiritismo, vamos encontrá-lo tecendo judiciosas considerações a respeito da difusão da Doutrina libertadora. Essa propagação, feita por adeptos responsáveis e lúcidos, bem informados quanto aos objetivos do Espiritismo, deveria assentar-se em pilares essenciais, quais sejam a manutenção da unidade e a observação de seu caráter progressivo. Pilares estes vinculados, por sua vez, ao estudo sistemático do conteúdo perfeitamente definido em seus fundamentos, ao controle universal dos ensinos dos Espíritos e à união dos adeptos.
Chegamos, aqui, ao cerne dos nossos comentários, que visam, primordialmente, alertar-nos para a importância da implantação e manutenção dos grupos de estudo sistematizado da Doutrina Espírita em nossas Instituições.
Atenta às atribuições a ela confiadas por Jesus, no amparo aos envolvidos com a propagação da Doutrina Espírita, a Espiritualidade Superior, à frente o venerando e incansável batalhador da Unificação – Dr. Adolfo Bezerra de Menezes vê chegar o momento de lançar, na terra dos corações dos trabalhadores da última hora novas sementes… Sementes que frutificassem como conscientização, motivação e fortalecimento para desempenho dos sagrados compromissos por eles assumidos com a própria redenção, colaborando com a divulgação da Boa Nova rediviva, sem interesses subalternos, em clima de perseverante fidelidade!
E é assim que, desde 1972, com a Campanha “Comece pelo Começo”, lançada pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, e a mensagem de Angel Aquarod, em 1976, indicando a necessidade de um estudo sistemático da Doutrina Espírita, passando pela elaboração e lançamento, em 1983, pela Federação Espírita Brasileira, da “Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita”, o nosso ESDE chega hoje ao seu 40º aniversário, em jornada vitoriosa para o resgate e ampliação do pensamento de Jesus, revivescido no trabalho de Allan Kardec, em total entrega ao amor do Divino Mestre!
E neste tempo de provas definitivas, todos nós a quem este tesouro tem sido oferecido, pelas Instituições a que nos vinculamos, em organização, programas, oportunidades de convivência sempre mais aperfeiçoadas, havemos de indagar a nós mesmos: como o temos aproveitado, valorizado, contribuído para o alcance de seus objetivos? Quão sincero e verdadeiro é nosso anseio de integração com os ensinamentos de Jesus, fazendo-nos um com Ele, como Ele é um com o Pai?
Envolvemos em pensamentos de terno amor e profunda gratidão, todos aqueles que, em qualquer tempo e de formas diversas, contribuíram e contribuem, individual e coletivamente, para que tenhamos à disposição o tesouro do conhecimento espírita materializado no ESDE!
E rogamos a Jesus nos fortaleça a Vontade e ampare a Fé!
1. Mt, 22: 1-14
2. Jo, 14: 6
3. Jo, 14: 16-17