O espírita e o lar
Coluna “O Médium de ontem”
Icléa (Espírito)/M.C. (médium)
Publicado na revista O Médium, no 187, de jul/1955
Atentai, mais que nunca, no que dizeis, no que escreveis e em como agis, por isso que são chegados os tempos que reclamam evidente testemunho do que dizeis entender e incontestável apresentação da fé-razão, sobre a qual dizeis assentar vossas esperanças no futuro.
O momento aflitivo que molesta o vosso planeta, a triste exuberância de crimes e de tremendas catástrofes que o abalam, a sequência de crises que o assoberbam, indicam, claramente, a época predita pelo Cristo em que uma grande transformação na humanidade expurgará a face da Terra, preparando-a para o advento de uma nova era, segundo sua nova categoria.
Para essa obra de vulto, convocados serão os verdadeiros cristãos e, pois, caberá aos espíritas relevante atuação no cenário do mundo, congregando esforços e energias disciplinadas em torno do grande problema a resolver.
Trabalhai, irmãos, no sentido dessa paz da qual será vosso um bem farto quinhão. Empenhai-vos sem esmorecimento na luta pacífica por um pacifismo construtivo entre os homens, mas começai vossa tarefa procurando estabelecer a paz no recesso de vossos lares, para que deles transborde, estendendo-se ao vosso mundo exterior.
Por vos sentirdes missionários perante vossos irmãos em humildade, não deveis deixar em abandono vossos entes familiares, Espíritos que foram trazidos até vós para receberem vossa orientação direta ou para juntos desvencilhar-vos de embaraços comuns em vidas outras.
É preciso que os lares dos que se dizem espíritas não sejam lares abandonados à mercê da caridosa assistência de irmãs vossas, talvez também abandonadores de seus próprios lares.
Se vos unirdes sinceramente, se compreenderdes o valor da solidariedade que deve imperar entre vós, dareis conta da vossa missão, metodizando vossas atividades, sem faltardes ao primordial dos vossos deveres, o que, de alguma forma, anularia parte dos vossos esforços.
Trabalhai, espíritas, mas acautelai-vos também!
Médiuns, precisamos de vós! Preparai-vos se quereis atender ao nosso apelo.
Espíritas, aproximai-vos da grande oportunidade que não deveis perder e dentro da qual determinareis vossos próprios destinos. Aproveitai o tempo enquanto é tempo.
Procurai tornar-vos sensíveis às inspirações do alto e elas vos ajudarão a vencer.
Jesus vos abençoe. Assim seja. Graças a Deus!