Sopa dos Pobres – 90 anos
Fundada por Ludgero Moreira e sua esposa Alcides, ambos espíritas, a Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres tem prestado, ininterruptamente, até os dias atuais, relevante trabalho social junto à população em situação de vulnerabilidade e risco social de Juiz de Fora. Em 5 de junho de 1931, data considerada como a fundação da instituição, resolveu transformar o jantar em distribuição de sopa diária. Em 1936, por iniciativa de Jesus de Oliveira, também fundador da revista O Médium, a Sopa dos Pobres recebeu do Exército Brasileiro o prédio onde funcionava o extinto Tiro de Guerra no 17, passando a ser o local de seu funcionamento desde então.
Atualmente, a Sopa fornece almoço gratuito, de excelente qualidade nutricional, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, a uma média de 200 pessoas por dia. Além disso, quando possível, distribui cestas básicas a famílias cadastradas, cobertores durante o inverno, vestuário e outros itens a pessoas que buscam a instituição.
Para além da assistência social, desenvolve atividades promocionais, como o grupo voltado ao acolhimento e à orientação dos idosos frequentadores; o grupo de artesanato, também voltado ao mesmo público; o grupo de valorização da vida, direcionado ao apoio emocional de seus usuários; e o programa de incentivo ao retorno à escola, à participação de cursos profissionalizantes e à busca de vagas de emprego.
Nesses 90 anos completados em junho desse ano, a instituição permanece funcionando, mesmo em tempos de pandemia, mantida apenas com doações da população juiz-forana. A revista O Médium homenageia a Sopa dos Pobres, desejando que esse trabalho permaneça firme e amparado pela Espiritualidade.