Editorial
“Família” é o tema central de O Médium neste bimestre, a partir da proposta do Departamento de Assuntos da Família (DAF) da AME/JF. Primeira escola do ser reencarnado, é seu espaço de convivência por excelência, que o incentiva à socialização e à humanização, onde aprende valores e se desenvolve. Formada por Espíritos em graus diversos de evolução, os quais se tornam professores uns dos outros, é oportunidade de lecionar e aprender amor, paciência, fraternidade, humildade, perdão e as demais virtudes.
A Terra se configura ainda como planeta de provas e expiações e, independente de serem tradicionais, monoparentais, consanguíneas, por afinidade, homoafetivas ou com outras configurações, há famílias que são verdadeiros ninhos de acolhimento, respeito e amor, enquanto outras ainda representam autênticos nós, são disfuncionais, tóxicas e incapazes no momento de amar e proteger.
Todavia, à medida que as lições de Jesus sintetizadas no “amar ao próximo como a si mesmo” tomarem posse de nossos corações e as luzes esclarecedoras e libertadoras do Espiritismo forem sobejamente conhecidas pela humanidade, a instituição “família” será ainda mais iluminada e harmoniosa, ampliando-se na grande família humana, pelos laços do amor universal.
Trabalhemos com afinco para isso e comecemos pela nossa própria família, na certeza de dias melhores.